SYNAPPS

Projeto SYNAPPS

Monitorização contínua de uma ETAR através implementação de cadeias de edição multiparamétricas e técnicas de inteligência computacional, a fim de conceber, desenvolver e validar em condições reais uma plataforma inovadora de estimação, controlo e otimização de ETAR.

Definição do Projeto

Anterior
Próximo

Enquadramento

Com a crescente consciencialização ambiental, os requisitos de conformidade impostos às descargas de águas residuais tratadas em ETAR têm-se tornado progressivamente mais exigentes. Existe, assim, a necessidade do controlo automatizado dos vários processos de tratamento, analisando as diferentes externalidades que têm influência no desempenho operacional, ambiental e energético das ETAR.

Objetivos

Desenvolver uma plataforma que, através da recolha de dados de uma rede de sensores de medição de parâmetros críticos, da análise desses dados com recurso a algoritmos baseados em técnicas de inteligência artificial e da geração automática de comandos para controlo funcional dos diversos equipamentos e processos, seja capaz de aumentar a eficiência energética, ambiental e operacional de uma ETAR.

O ensaio em si, pretende responder a 3 questões de caráter operacional, as quais se identificaram cruciais em ensaios realizados anteriormente com a instalação piloto.

Adução de Afluente

Adaptação do processo de tratamento a arranque em condições de intermitência
de adução de afluente.

Qualidade do Biogás

Caracterização da qualidade e volume do biogás produzido e respetiva correlação com o regime de operação da unidade.

Monitorização

Protocolo de monitorização dos parâmetros críticos de operação. Afinação e maximização da produção de biogás.

O Projeto

Código do Projeto: POCI-01-0247-FEDER-017679
Data da aprovação: 30-08-2016
Data de início: 01-12-2016
Data de conclusão: 24-05-2018
Custo total elegível: 285 308,75 EUR
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER 157 690,78

Fases

  1. Caracterização do Afluente;
  2. Adaptação da Unidade Piloto;
  3. Ensaio piloto e Afinação do Protocolo de Ensaio;
  4. Disseminação dos Resultados.

Projeto Confinanciado

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Projeto cofinanciado por Compete 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Compete 2020

Instituição de referência na concessão de incentivos à promoção da competitividade e da internacionalização, promovendo a consolidação.

Portugal 2020

Trata-se do ACORDO DE PARCERIA adotado entre Portugal e a Comissão, que reúne a atuação dos cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

Fundo Europeu

O FEDER tem por objetivo fortalecer a coesão económica e social na União Europeia colmatando os desequilíbrios entre as regiões.